Pular para o conteúdo principal

4 Razões Para Você Não Perder seus equipamentos Por Danos Fisicos ao bem



4 Razões Para Você Não Perder seus equipamentos Por Danos e Quedas.


Todo mundo sabe que equipamento fotográfico é caro e que durante um evento os fotógrafos e videomakers os expõem a inúmeros riscos, dentro os quais danos e quedas que podem ser provocados por convidados (inclusive por alteração no estado psicomotor provocada por consumo de álcool). É pensando nisso que alguns profissionais, portanto, incluem em seus contratos uma cláusula que responsabiliza os clientes durante todo o evento por qualquer dano que venha ocorrer nos equipamentos de fotografia. Mas, isso é legal?



Resultado de imagem para camera fotografica aberta

Eventos


 cláusula de responsabilização do contratante (cliente) perante fato provocado por terceiro (vamos colocar como exemplo um padrinho do noivo que estava bêbado).  

Não se espantem, mas essa cláusula é abusiva!
Vamos entender o porquê (claro, com aquela pitada de embasamento legal e doutrinário): primeiro, existe no direito contratual um princípio que se chama pacta sunt servanta (tudo bem, não sou de me amarrar no latim, não, mas esse é o termo utilizado e significa “o acordo deve ser mantido”). Através dele, as cláusulas contratuais têm força de lei para os que acordam os termos (assinam o documento). Ou seja, o contrato vale para o cliente e para o fotógrafo/videomaker.
Resultado de imagem para contrato

Esse princípio da força obrigatória do contrato vigora atualmente com relativizações, principalmente porque durante um contrato deve preponderar a boa-fé. Ou seja, não é porque simplesmente está no papel que deve ser cumprido estritamente como pactuado. Em contraponto, é perfeitamente possível a aplicação deste princípio quando se refere à transmissão e à responsabilidade para terceiro, já que o contrato particular não tem força erga omnes (olha aí o latim novamente), o que significa dizer que não alcança todas as pessoas, somente os pactuantes (no nosso caso o cliente e o fotógrafo/videomaker).

Dessa forma, não vejo como uma prática legal a possibilidade de lançar ao consumidor (há incidência do Código de Defesa do Consumidor) a obrigação de responsabilizar-se por terceiro (aquele padrinho, lembram?), já que impossível a aplicação do artigo 932 do Código Civil.
Resultado de imagem para abusiva lei do consumidor



4 ° cláusula que obriga o noivo a reparar o dano causado na câmera por uma esbarrão do padrinho bêbado na festa é na verdade abusiva, conforme o artigo 51, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.

Por fim, como sempre, o objetivo destes materiais não é esgotar todo o assunto, até porque tem muita coisa pra falar sobre isso. Mas apenas ajudar os colegas a entenderem um pouco mais sobre o mundo dos negócios e do direito aplicado na fotografia. 



OU SEJA... Mediante a lei no final das contas você fotografo terá que prover do seus próprios recurso para adquirir novos equipamentos e para isso porque pagar 100% do valor do equipamento se você pode pagar 15% , mas como isso ???



PROTEJA - SE (FAÇA SEGURO DE EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS)
Resultado de imagem para fotoseg corretora de seguros


O QUE É ?
E COMO FUNCIONA A COBERTURA DE QUEDA E QUEBRA ?
- DFB (Danos físicos ao bem): Abrange a cobertura de danos causados por acidentes – quebra por queda, amassamento – de natureza súbita e imprevisível – e acidentes em veículos, incêndio, raio ou explosão. 
- Franquia : 15% das indenizações (com mínimo de R$ 300,00 para câmeras e filmadoras) – Aplicável por equipamento. 


DEPOIMENTOS DE CLIENTES :

(CASOS REAIS COM A FOTOSEG CORRETORA DE SEGUROS)



RENOVAÇÃO DE SEGURO E INDENIZADO
SEMPRE A UMA 1° VEZ E ESTAR PREPARADO E CONOSCO.



Confira esses é muito mais na nossa Fanpage : https://www.facebook.com/fotoseg/



                                    PARA MAIORES INFORMAÇÕES 
                                                            seguro@fotoseg.com.br
                                                           (11)3731-3465| (11)2387-9121
                                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INDENIZADO EM 2 DIAS NA SEGURADORA PORTO SEGURO - Seguro equipamentos Fotográficos.

FALA GALERA , BLZ ? Olha só um depoimento das dezenas realizados na Fanpage da Corretora Fotoseg, Caso real de um de nossos segurados   INDENIZADO EM 2 DIAS  pela Porto Seguro. Por Lei a seguradora tem até 30 dias para indenizar,  Mas quando se trata de fechar o seguro com uma seguradora de renome que se preocupa com você é isso que acontece.   CASO QUEIRA APROVEITAR,   CONTATE-NOS VIA WHATSAPP (11)96572-9999 , SERÁ UM PRAZER ATENDE-LO(A)! Julio Barros · Comercial Fotoseg Corretora de Seguros seguros@fotoseg.com.br ( 11) 96572-9999 / 2387-9121 / 3731-3465 www.fotoseg.com.br

O QUE FAZER SE SUA LENTE OU CÂMERA CAIR NA ÁGUA?

Imagine a cena: Você está na praia, fazendo altas fotos de um casal, subindo na pedra, deitando na areia, se empolgando, afinal, ensaio na praia rende fotos lindas. Até que… por algum motivo infeliz   seu equipamento cai na água . O mundo para por um instante e passa um filme na sua cabeça, de todos os boletos que ainda tem daquela abençoada pra pagar… E aí?  O que fazer quando sua câmera (ou lente) cai na água do mar ? Entrevistamos o especialista em reparos de equipamentos fotográficos  Gustavo Sato , da  Câmera Tech . Ele trabalhou 12 anos no Japão e tem mais de 20 anos de experiência no assunto. Minha lente caiu no mar, e agora? A primeira coisa é tirar ela imediatamente da água e  mergulha-lá imediatamente num balde de água doce . Pode parecer estranho mas, se sua lente já ficou completamente submersa na água salgada, é certeza que o sal e a areia entraram. O sal sim é mais perigoso do que a água. Quanto mais tempo você deixar seu equipamento com ...

6 Ensinamentos Sobre SEGURANCA Que Você Precisa Aprender Para Não Perder seus equipamentos!

LOCAL  1 - Evite fotografar em lugares muito desertos ou que você já previamente saiba que é um local perigoso. 2 - Fotografar em comunidades de baixa renda sempre rende boas imagens, mas não se arrisque sozinho em lugares assim, principalmente se não forem lugares tranquilos. COMUNIDADE NÃO FACA ISSO! 3 - Evite levar todas as lentes para uma externa. Pense bem antes em quais lentes você vai de fato precisar e, se possível, leve apenas duas ou no máximo três lentes. 4 - Se você for caminhar na rua com o seu equipamento, evite – na medida do possível – usar bolsas e mochilas que todo mundo sabe que são fotográficas, para não chamar muita atenção. BOLSA 5 - Em um passeio fotográfico, procure sempre guardar a máquina quando estiver se locomovendo de um lugar para outro. GUARDAR OS EQUIPAMENTOS 6 - Faça o seguro. É melhor ter e não usar (por não ser assaltado!) do que chorar depois e amargar um ...