Imagine a cena:
Você está na praia, fazendo altas fotos de um casal, subindo na pedra, deitando na areia, se empolgando, afinal, ensaio na praia rende fotos lindas. Até que… por algum motivo infeliz seu equipamento cai na água. O mundo para por um instante e passa um filme na sua cabeça, de todos os boletos que ainda tem daquela abençoada pra pagar…
Entrevistamos o especialista em reparos de equipamentos fotográficos Gustavo Sato, da Câmera Tech. Ele trabalhou 12 anos no Japão e tem mais de 20 anos de experiência no assunto.
Minha lente caiu no mar, e agora?
A primeira coisa é tirar ela imediatamente da água e mergulha-lá imediatamente num balde de água doce. Pode parecer estranho mas, se sua lente já ficou completamente submersa na água salgada, é certeza que o sal e a areia entraram. O sal sim é mais perigoso do que a água. Quanto mais tempo você deixar seu equipamento com água do mar sem lavar, mais tempo o sal vai ter para oxidar seu equipamento e aí sim é bem provável a perda total.Obs: fique tranquilo(a), não há chances de ocorrer curto-circuito enquanto você estiver lavando-a, pelo fato da lente não ser energizada.
AS CENAS ABAIXO SÃO FORTES!!!
Esse é um vídeo da lavagem sendo feita na lente 85mm 1.4 do fotógrafo Guilherme Bays, que durante um ensaio na praia viu a lente que estava guardada no bolso caiu no mar...
Mas e quando a câmera inteira cai na água?
Falando de câmera o buraco é mais embaixo…
Há câmeras com flash pop-up embutido, que possuem uma placa de energia interna para dar carga ao flash. Nesses tipos de câmera, dependendo da quantidade de água que entrou, pode haver curto-circuito na placa. Mas, se o seu flash pop-up não está energizado (levantado, esperando o disparo) por muito tempo, o capacitador dele provavelmente não entrará em curto. Assim há mais chances de recuperar o equipamento molhado.
O mais recomendado sempre é levar até um profissional que entenda do assunto.
Gustavo afirma que 70% dos casos das câmeras que tem flash pop-up não se recuperam :(
Comentários
Postar um comentário